quarta-feira, 15 de junho de 2011

O artigo a ser desenvolvido

Título:
A Percepção dos Alunos de Administração e de Ciências Contábeis Sobre os Métodos de Avaliação.

Questão de pesquisa:
Como é a percepção dos alunos sobre o processo de avaliação nos cursos superiores de administração e de ciências contábeis?

Objetivo geral:
Entender como os alunos percebem a avaliação por competências

Objetivos específicos:
  • Levantar quais os instrumentos de avaliação mais utilizados;
  • Observar quais são os objetos de avaliação adotados;
  • Entender o caráter da avaliação pela ótica do discente;
  • Analisar quais são os fatores que os discentes entendem como significativos para sua carreira profissional nas avaliações;
  • Observar se os alunos compreendem o que é avaliação por competências.
 Justificativa:
Apesar de as instituições de ensino alardearem seus métodos de ensinagem como adequados às demandas por competências no mercado de trabalho, ainda resta dúvida se no momento de avaliar, os critérios adotados estimulam ou inibem a percepção sobre as competências que serão necessárias no meio profissional. Este trabalho poderá servir para reavaliar métodos e instrumentos de avaliação adotados nos cursos de administração e contábeis e permitir uma readequação às propostas do projeto político pedagógico da instituição, às normas legais em vigor e atender ao perfil profissional que o mercado procura.

Metodologia:
Pesquisa quantitativa, de natureza exploratória. O método a ser adotado é a aplicação de um instrumento estruturado, validado por dois doutores, um da área de administração e outro da pedagogia.
Será realizada uma Survey, com questões que permitam o aluno situar-se numa Escala Likert, de 1 a 7, onde deverão responder sobre a sua concordância em diversos graus com afirmativas apresentadas sobre o tema.
Primeiramente as amostras serão caracterizadas e as significâncias das respostas serão analisadas através de correlação.
Após, pretende-se avaliar os dados estatísticos através de análise fatorial, para compreender a percepção dos alunos sobre a forma como são avaliados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário