domingo, 15 de maio de 2011

A competência de avaliar por competências


Sejam bem-vindos ao Blog Avaliação por Competências!

Neste espaço pretendemos discutir alternativas para enfrentar um dos maiores desafios que o educador vive em seu dia-a-dia: a avaliação por competências.

No cotidiano da sala de aula, o professor ensaia questões que provocam a reflexão. Na confluência de interações os temas são discutidos, construídos, lapidados, sintetizados. A busca constante de gerar competências capazes de trazer ao aluno condições de resolver problemas em seu ambiente de trabalho envolve a capacidade de saber avaliar. Surgem, então, algumas questões:
  • Até que ponto somos capazes de desenvolver a habilidade do aluno autoavaliar-se e reconstruir aprendizados?
  • Até onde conseguimos julgar que as competências construídas serão úteis em sua vivência profissional?
  • Estimulamos a avaliação entre pares para tornar a criticidade uma competência?
  • Estamos abertos a sermos avaliados, tanto em nossa conduta em sala de aula, como na maneiras em que propomos avaliações?

Para chegarmos a essas respostas, iniciaremos com uma provocação:

Somos competentes, enquanto professores, em propor avaliações?

Cáren, Sérgio e Sílvio